LOCAIS PARA APLICAR INSULINA

LOCAIS PARA APLICAR INSULINA
LOCAIS PARA APLICAR INSULINA

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Qual a relação entre diabetes e colesterol LDL e HDL?

Dia desses, eu e duas amigas, uma delas com diabetes e problemas cardíacos, a outra com a mãe de 77 anos diabética, o assunto era o resultado de exames, onde o colesterol, HDL e LDL não nos dava certeza sobre a situação, eu afirmava que o colesterol HDL era o bom colesterol, as moças discordavam, mas nenhum de nós podia afirmar nada com certeza. Sendo assim, para nosso conhecimento e dos frequentadores do Blog, fiz uma pesquisa e aqui estão as respostas:

As lipoproteínas são compostos hidrossolúveis formados por fosfolípides, colesterol e triglicérides, associados a proteínas, as chamadas apolipoproteínas. Quanto maior o componente protéico das lipoproteínas, maior é a sua densidade. As lipoproteínas são transportadoras de gordura pelo sangue. Elas são classificadas em quilomícrons, lipoproteína de muito baixa densidade (VLDL), lipoproteína de densidade intermediária (IDL), lipoproteína de baixa densidade (LDL) e lipoproteína de alta densidade (HDL).
A LDL contém a maior densidade do colesterol que é transportado aos tecidos periféricos, podendo depositar o excedente de colesterol nas artérias. Já a HDL, conhecida como fator protetor contra o excesso de colesterol, capta o colesterol livre periférico, impedindo, assim, o aumento do colesterol total e exercendo efeito protetor contra doenças cardiovasculares.
Sabe-se que a LDL está elevada em diabéticos, que têm maiores riscos de desenvolvimento de doença cardiovascular. O diabetes está comumente acompanhado de LDL aumentada. O aumento da LDL pode estar associado à resistência insulínica.

O que diz o Portal Diabetes:

O nível de LDL (colesterol ruim) ideal já foi 130 mg/dL, caiu para 100 mg/dL e agora já se discute 70 mg/dL. Esse valor foi sendo alterado considerando que a agressividade do colesterol é muito grande e é ainda maior nos diabéticos. Os níveis de colesterol exigidos para evitar a aterosclerose, doença que entope as artérias de gordura, vem diminuindo no decorrer dos anos com as observações das pesquisas científicas . Desta forma quanto mais baixo o LDL, menos depósito de gordura nos vasos e menor a possibilidade de desencadear problemas

Dr. Carlos Alberto Pastore, cardiologista

Fonte : Sabor & Vida Diabéticos

RESUMINDO:

Lipídios e suas frações
Desejável
Limitrofe
Elevado
Colesterol
< 200 mg/dl
200-239 mg
240 mg/dl
LDL Colesterol
< 130 mg/dl
130-159 mg/dl
160 mg/dl
HDL – colesterol
Proteção
Padrão normal
Risco
Homens
55 mg/dl
35-54 mg/dl
< 35 mg/dl
Mulheres
65 mg/dl
45-65 mg/dl
< 35 mg/dl
Triglicérides
Normal
Limitrofe
Hipertrigliceridemia

¸250 mg/dl
250-500 mg/dl
Ø  500 mg/dl
                                                                                               Fonte: Instituto Nacional de Saúde - EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário