LOCAIS PARA APLICAR INSULINA

LOCAIS PARA APLICAR INSULINA
LOCAIS PARA APLICAR INSULINA

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Insulina Inteligente: Você sabe o que é Smart Insulin?

Você sabe o que é Smart Insulin?

Enquanto pesquisadores do mundo todo procuram uma maneira de reverter o diabetes, novos medicamentos e formas de administração de insulina têm sido desenvolvidos em paralelo.

Uma das técnicas recentemente desenvlvidas chama-se Smart Insulin (traduzindo: insulina inteligente).
Em termos básicos, trata-se de um polímero que contém insulina (linha laranja na figura abaixo)  ligada a moléculas de glicose (hexágono laranja).Quando a glicose no sangue do paciente se eleva a insulina anteriormente ligada ao polímero de glicose passa a se "descolar" desta estrutura  e começa a ser absorvida pela corrente sanguínea.

A Smart Insulin é injetada por via subcutâneaamada de  uma vez ao dia. Mas por que ela é chamada de inteligente? Porque ela é liberada automaticamente de acordo com o valor da glicose no sangue.  Em outras palavras: se a glicose está alta, a insulina é libeada e se a glicemia está baixa, não há liberação da insulina. Além disso, evita que o paciente faça contagens rígidas de carboidratos, tenha menos hipoglicemia e evita múltiplas injeções de insulina ao dia.
 
Fonte:  Dr. Carlos Eduardo Barros Couri
http://carloseduardocouri.blogspot.com/2011/09/voce-sabe-o-que-e-smart-insulin.html
 
Vamos torcer para que estas pesquisas deem resultado, e que todos, sem restrição, tenham acesso.

VERÃO - Para refrescar, saiba escolher a bebida

O calor chegou e para se refrescar é natural que você pense em algumas bebidas bem geladinhas. Que tal matar a sede sem adicionar muitas calorias no seu dia e sem, principalmente, causar problemas para sua glicemia? Aqui vão algumas dicas para facilitar escolhas "magras" fornecidas pela nutricionista Renata Pinotti, professora da Universidade Metodista de São Paulo.
Sucos - Os sucos de fruta têm concentração muito grande de frutose (açúcar da fruta) e aumentam a glicemia rapidamente. Além disso, podem ser tão calóricos quanto os refrigerantes. Entretanto, como eles oferecem muitos nutrientes, você pode resolver a questão colocando apenas uma porção de fruta para um copo de água. Uma alternativa também saudável é fazer suco de legumes e vegetais. Um suco de tomate, por exemplo, tem menos da metade de calorias e 1/3 da quantidade de carboidrato de um suco de laranja.
Outra dica é optar pelo suco de limão ou maracujá adoçados com adoçante, pois eles são muito mais diluídos e, consequentemente, possuem menos calorias e carboidratos. Por exemplo, é preciso apenas um maracujá para preparar um litro de suco. Já no preparo de um litro de suco de laranja puro são utilizadas de 10 a 12 unidades da fruta.
Vitaminas com leite - A tentação de uma vitamina geladinha de frutas batidas com leite pode ser irresistível. Se for esse o caso, a dica é reduzir as calorias utilizando sempre o leite desnatado e garantir que apenas uma porção de fruta seja utilizada para o preparo. Você pode variar o tipo de fruta, mas atentando-se à quantidade utilizada. Ex: 1/3 de maçã + 1/3 de banana + 1/6 de mamão papaia = 1 porção de fruta. Cuidado,porém, quando fizer o pedido em um restaurante ou lanchonete: alguns desses locais podem adicionar sorvete e açúcar na preparação.
Bebidas energéticas - São utilizadas principalmente por quem faz muita atividade física e acredita que esse tipo de bebida lhes dá mais disposição. Atenção! Bebidas energéticas podem ser tão calóricas quanto os refrigerantes. Como alternativa, é possível optar por uma xícara de café, já que a cafeína também ajuda na concentração e aumenta a disposição. O segredo é se ater ao café puro, sem adição de creme ou na versão capuccino. O chá mate e o chá preto também são ricos em cafeína. Um chá mate gelado com fatias de limão e gelo, sem açúcar ou adoçado com adoçante, é uma ótima opção para o verão.
Cerveja - Há quem não viva sem ela, principalmente no calor. É possível desfrutar de um happy hour com os amigos sem ter de arcar com os inconvenientes do álcool. Dê preferência à cerveja sem álcool que, além de tudo, é menos calórica. Mas cuidado com a quantidade de carboidrato, pois a cerveja é preparada a partir da cevada ou do trigo.
Refrigerante - Você sabe que é melhor evitar o refrigerante com açúcar. Hoje existem versões sem açúcar (diet, light ou zero) de praticamente todos os sabores e por isso a escolha agora é fácil. Só não se esqueça que refrigerantes, mesmo dietéticos, contêm sódio, e por isso ninguém deve abusar.
Águas flavorizadas - A melhor bebida para matar a sede é a água. Mas nós podemos torná-la ainda mais atraente adicionando sabor e aroma. Coloque a água em uma jarra de vidro com folhas de hortelã ou gomos de tangerina ou, ainda, rodelas de goiaba, laranja e/ou limão. Deixe na geladeira e beba a água bem gelada. Você pode fazer o mesmo com a água com gás. É refrescante, saudável, sem calorias e sem carboidratos.
Fazendo as escolhas certas, você vai conseguir atravessar a época de calor refrescando-se na medida e sem alterar os ponteiros da balança ou a glicemia.

Diabetes Tipo 2 - Iniciando o tratamento com Insulina



Para muitas pessoas com diabetes tipo 2, iniciar com a insulino-terapia é uma escolha difícil de se tomar. Mesmo quando o seu pâncreas não consegue mais manter os níveis de glicose no sangue, em condições aceitáveis, e estes se encontram só aumentando. Mas, uma vez que você toma a decisão, a próxima questão é como começar? Aqui estão algumas dicas que podem ajudar você a iniciar com as aplicações de insulina.
Iniciar a insulino-terapia é mais do que apenas aprender a fazer as aplicações diárias de insulina. Você também precisa saber muito sobre os seus níveis de glicose no sangue, quantas vezes por dia e quando você deve verificar a glicose no sangue, o que os números significam e como equilibrar sua insulina com a sua comida.

Mudando sua mente

Mesmo depois de você decidir que vaia tomar insulina, alguns de seus medos, provavelmente, continuarão. Você pode se preocupar com a dor, as reações da glicose no sangue e com a perda de liberdade. Tenha em mente que tomar insulina não significa que você falhou em gerir a sua diabetes. Significa apenas que você precisa de uma forma diferente para manter sua glicose em níveis aceitáveis para uma boa saúde. Também pode te ajudar saber que muitas pessoas dizem que não sabem por que esperaram tanto tempo para começar a tomar insulina, porque eles se sentem muito melhor depois que iniciaram com as aplicações. Às vezes saber mais fatos e falando com um bom ouvinte pode ajudar.
Provavelmente você vai fazer sua primeira aplicação de insulina no consultório de seu médico ou na farmácia de sua confiança. A maioria das pessoas se surpreendem ao verificar que as aplicações de insulina não são realmente muito dolorosas. Na verdade, muitas pessoas dizem que uma injeção de insulina é menos dolorosa do que furar seu dedo quando você verificar a glicose no sangue.

Saber o seu nível de glicose no sangue

Verificar o seu nível de glicose no sangue anda de mãos dadas com suas aplicações de insulina. Para os primeiros dias, é útil verificar a glicose no sangue com bastante frequência. Certifique-se de conversar com seu médico sobre quais devem ser suas metas de glicose no sangue, antes e após as refeições e quando a insulina tem o maior efeito sobre o seu nível de glicose no sangue.
Anote os resultados de sua glicemia para apresentar ao seu médico, desta maneira suas doses de insulina podem ser ajustadas. Alguns médicos ensinam como você pode fazer estes ajustes sozinho. Doses de insulina não são como comprimidos. A maioria das pessoas começam com uma dose baixa e, em seguida, podem aumentar a quantidade de unidades (UI) a ser aplicada baseado em como seu corpo responde. Tomar mais insulina não significa que o seu diabetes piorou. Significa apenas que seu corpo precisa de mais insulina para manter a sua glicose nos níveis ajustados anteriormente com o seu médico. Aprender a fazer esses ajustes podem lhe dar mais liberdade e melhores resultados de glicose no sangue.

Praticando atividade física e planejando suas refeições

Embora as pessoas digam que você pode comer o que quiser uma vez que você começa a tomar insulina, isto não é bem verdade. A insulina ajuda o corpo a usar os alimentos de forma mais eficiente. Isto significa que se você começar a tomar insulina e comer a mesma quantidade de alimentos como antes, é provável que você ganhe alguns quilos.
Se esta é uma preocupação para você, procure praticar uma atividade física e/ou consulte um nutricionista. Na verdade, conversando com um nutricionista quando você inicia o seu tratamento com insulina é uma idéia inteligente. Você pode aprender a contar carboidratos ou usar métodos de planejamento de refeições para te dar mais liberdade e melhorar ainda mais seus níveis de glicose.

Hipoglicemias: fique atento

Pergunte ao médico sobre os sinais de alerta de uma hipoglicemia (baixa de glicose no sangue). Informe-se sobre como prevenir a baixos níveis sanguíneos de glicose e o que fazer se você tiver um. Depois de uma hipoglicemia, tente descobrir por que isso aconteceu. Será que você ficou muito tempo sem se alimentar, praticou muita atividade física ou comeu muito pouco?

Pulando as aplicações de insulina

Uma vez que você toma sua primeira aplicação de insulina, as demais são geralmente mais fáceis. Mas algumas pessoas ainda lutam. Elas se perguntam se realmente precisam de insulina. Elas acham que podem pular aplicações, se fizeram todas as coisas certas para o seu diabetes naquele dia. Reações com relação a insulina ou aumento de peso podem fazer com que algumas pessoas fiquem sem insulina. Conversar com seu médico ou com o farmacêutico sobre qualquer uma dessas coisas é um grande passo para a maioria das pessoas com diabetes tipo 2.

Tente não pensar nas injeções de insulina como o último recurso. Pense nisso, ao contrário, como o primeiro passo para uma vida mais longa e saudável.

Mônica Amaral Lenzi
Farmacêutica – Educadora em Diabetes
http://www.docevidadiabetes.com.br/


Fonte: http://www.portaldiabetes.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=10002524

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

INSULINAS e INSUMOS - em Caruaru II

Anteriormente eu havia falado da situação atual na distribuição de Insulina e Insumos no município de caruaru, na ocasião eu comentei que a Farmácia municipal não havia recebido a quantidade necessária para atender todos os diabéticos, infelizmente, essa situação permanece, falta insulna Levemir, alguns usuários receberam quantidade meor que o necessário para o controle mensal, e a alegação foi que em breve receberiam o restante, porém já se passram duas semanas, hoje 10/01/2011, em conversa com o Dr. Renato (farmacêutico do CAF) fui informado que ainda não há disponibilidade da Levemir e que não existe previsão de solução deste problema.

Bem, eu quando compro algo, recebo a mercadoria imediatamente, e dependendo da minha necessidade compro em empresa que possa fornecer o material imediatamente, se vou a padaria do Bezinho (Boa Vista 1) e não tem pão hoje, sem probemas, ele acaba de perder um cliente, e vou a padaria visinha e compro lá, no outro dia já vou direto à padaria que tinha o pão no dia que eu precisava e o Bezinho não vai mais vender o pão que eu compraria. Lembrando que PÃO é um produto que a grande maioria compra e come todos os dias. Porque então a Secretaria de Saúde Municipal compra Insulibna a um fornecedor que não tem o remédio disponível??? Quando preciso fazer essas perguntas, me vem imediatamente à mente o seguinte pensamento: "esse fornecedor deve dar uma boa comissão, pois nem precisa se preocupar em entregar a tempo a mercadoria..."

Lembro mais uma vez aos caruaruenses, diabéticos ou não, existe a Ouvidoria Municipal, Estadual e Federal. Nosso direito precisa ser respeitado, reclame, exija!

"Todos os homens do mundo na medida em que se unem entre si em sociedade, trabalham, lutam e melhoram a si mesmos."
( Antonio Gramsci )