Para muitas pessoas com diabetes tipo 2, iniciar com a insulino-terapia é uma escolha difícil de se tomar. Mesmo quando o seu pâncreas não consegue mais manter os níveis de glicose no sangue, em condições aceitáveis, e estes se encontram só aumentando. Mas, uma vez que você toma a decisão, a próxima questão é como começar? Aqui estão algumas dicas que podem ajudar você a iniciar com as aplicações de insulina.
Iniciar a insulino-terapia é mais do que apenas aprender a fazer as aplicações diárias de insulina. Você também precisa saber muito sobre os seus níveis de glicose no sangue, quantas vezes por dia e quando você deve verificar a glicose no sangue, o que os números significam e como equilibrar sua insulina com a sua comida.
Mudando sua mente
Mesmo depois de você decidir que vaia tomar insulina, alguns de seus medos, provavelmente, continuarão. Você pode se preocupar com a dor, as reações da glicose no sangue e com a perda de liberdade. Tenha em mente que tomar insulina não significa que você falhou em gerir a sua diabetes. Significa apenas que você precisa de uma forma diferente para manter sua glicose em níveis aceitáveis para uma boa saúde. Também pode te ajudar saber que muitas pessoas dizem que não sabem por que esperaram tanto tempo para começar a tomar insulina, porque eles se sentem muito melhor depois que iniciaram com as aplicações. Às vezes saber mais fatos e falando com um bom ouvinte pode ajudar.
Provavelmente você vai fazer sua primeira aplicação de insulina no consultório de seu médico ou na farmácia de sua confiança. A maioria das pessoas se surpreendem ao verificar que as aplicações de insulina não são realmente muito dolorosas. Na verdade, muitas pessoas dizem que uma injeção de insulina é menos dolorosa do que furar seu dedo quando você verificar a glicose no sangue.
Saber o seu nível de glicose no sangue
Verificar o seu nível de glicose no sangue anda de mãos dadas com suas aplicações de insulina. Para os primeiros dias, é útil verificar a glicose no sangue com bastante frequência. Certifique-se de conversar com seu médico sobre quais devem ser suas metas de glicose no sangue, antes e após as refeições e quando a insulina tem o maior efeito sobre o seu nível de glicose no sangue.
Anote os resultados de sua glicemia para apresentar ao seu médico, desta maneira suas doses de insulina podem ser ajustadas. Alguns médicos ensinam como você pode fazer estes ajustes sozinho. Doses de insulina não são como comprimidos. A maioria das pessoas começam com uma dose baixa e, em seguida, podem aumentar a quantidade de unidades (UI) a ser aplicada baseado em como seu corpo responde. Tomar mais insulina não significa que o seu diabetes piorou. Significa apenas que seu corpo precisa de mais insulina para manter a sua glicose nos níveis ajustados anteriormente com o seu médico. Aprender a fazer esses ajustes podem lhe dar mais liberdade e melhores resultados de glicose no sangue.
Praticando atividade física e planejando suas refeições
Embora as pessoas digam que você pode comer o que quiser uma vez que você começa a tomar insulina, isto não é bem verdade. A insulina ajuda o corpo a usar os alimentos de forma mais eficiente. Isto significa que se você começar a tomar insulina e comer a mesma quantidade de alimentos como antes, é provável que você ganhe alguns quilos.
Se esta é uma preocupação para você, procure praticar uma atividade física e/ou consulte um nutricionista. Na verdade, conversando com um nutricionista quando você inicia o seu tratamento com insulina é uma idéia inteligente. Você pode aprender a contar carboidratos ou usar métodos de planejamento de refeições para te dar mais liberdade e melhorar ainda mais seus níveis de glicose.
Hipoglicemias: fique atento
Pergunte ao médico sobre os sinais de alerta de uma hipoglicemia (baixa de glicose no sangue). Informe-se sobre como prevenir a baixos níveis sanguíneos de glicose e o que fazer se você tiver um. Depois de uma hipoglicemia, tente descobrir por que isso aconteceu. Será que você ficou muito tempo sem se alimentar, praticou muita atividade física ou comeu muito pouco?
Pulando as aplicações de insulina
Uma vez que você toma sua primeira aplicação de insulina, as demais são geralmente mais fáceis. Mas algumas pessoas ainda lutam. Elas se perguntam se realmente precisam de insulina. Elas acham que podem pular aplicações, se fizeram todas as coisas certas para o seu diabetes naquele dia. Reações com relação a insulina ou aumento de peso podem fazer com que algumas pessoas fiquem sem insulina. Conversar com seu médico ou com o farmacêutico sobre qualquer uma dessas coisas é um grande passo para a maioria das pessoas com diabetes tipo 2.
Tente não pensar nas injeções de insulina como o último recurso. Pense nisso, ao contrário, como o primeiro passo para uma vida mais longa e saudável.
Mônica Amaral LenziFarmacêutica – Educadora em Diabetes
http://www.docevidadiabetes.com.br/
Fonte: http://www.portaldiabetes.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=10002524
Nenhum comentário:
Postar um comentário