LOCAIS PARA APLICAR INSULINA

LOCAIS PARA APLICAR INSULINA
LOCAIS PARA APLICAR INSULINA

sábado, 12 de maio de 2012

Hipoglicemia - o que é - quando ocorre - como tratar.

Glicemia é a taxa de açúcar no sangue, mais precisamente, a taxa de glicose no sangue. Hipoglicemia, também conhecida como “queda do açúcar no sangue”, ocorre quando o nível de glicose no sangue cai a ponto de não ser mais suficiente para fornecer energia suficiente para as atividades do corpo.

Como Ocorre a Hipoglicemia

Glicose, uma forma de açúcar, é um importante combustível para o corpo. Os carboidratos são a pricipal fonte de glicose da nossa dieta. Arroz, batatas, pão, cereal, leite, doces são alimentos ricos em carboidratos.

Após uma refeição, moléculas de glicose são absorvidas para a corrente sanguínea e levadas até as células, onde são utilizadas para fornecimento de energia. Insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas, ajuda a glicose a entrar nas células. Se uma pessoa ingere mais glicose que seu corpo necessita em um certo momento, a glicose extra é armazenada no fígado e nos músculos na forma de glicogênio. Seu corpo pode usar essa glicose armazenada (glicogênio) assim que haja necessidade de energia, principalmente entre as refeições.

A glicose extra pode também ser convertida em gordura e armazenada em células adiposas (“células gordurosas”).

Quando o nível de glicose no sangue começa a cair, um outro hormônio produzido pelo pâncreas chamado glucagon sinaliza o fígado a quebrar o glicogênio e liberar glicose, o que provoca um aumento do nível da glicose no sangue levando-o a valores normais.

Nas pessoas com diabetes, essa resposta do glucagon a hipoglicemia está danificada, o que torna mais difícil a glicemia retornar a valores normais.

Saiba Mais:
- sintomas de hipoglicemia
- causas de hipoglicemia
- prevenção da hipoglicemia
- tratamento da hipoglicemia

Sintomas

Os sintomas incluem:
- fome
- nervosismo e tremores
- suor excessivo
- tontura
- sonolência
- confusão
- dificuldade para falar
- sentimento de ansiedade e fraqueza

Casos mais graves ou não tratados adequadamente podem levar a perda do nível de consciência e coma.

Causas de Hipoglicemia

A hipoglicemia ocorre mais freqüentemente com pessoas que fazem uso de certos tipos de medicamentos para o controle do diabetes e/ou utilizam insulina. O nível de glicose no sangue pode cair por alguns motivos:
- refeições muito pequenas, atrasadas ou perdidas
- dose excessiva de insulina ou de medicação
- aumento de atividade física ou exercício
- uso excessivo de álcool

Prevenção

O plano de tratamento do diabetes é desenhado para que a dosagem de medicação seja compatível com as atividades e refeições habituais. Se uma pessoa faz uso de insulina e perde ou pula uma refeição, a insulina irá ainda assim baixar a glicemia, mas não encontrará glicose em que agir. Isso pode gerar hipoglicemia.

Dessa forma, para se evitar episódios de hipoglicemia o portador de diabetes deverá:

- fazer uso correto da medicação prescrita
- seguir um plano de alimentação
- programar e seguir a rotina de atividades diárias:
pergunte ao seu médico ou a outro profissional capacitado que o acompanhe sobre as situações em que você deva ajustar a medicação ou comer um lanche antes de praticar esportes
- evitar bebidas alcoólicas: caso decida beber uma pequena quantidade de álcool, nunca o faça com o estômago vazio, pois isso propicia a ocorrência de hipoglicemia
- seguir com o controle da glicemia conforme orientação médica, com os glicosímetros ou outros métodos


Tratamento

Na suspeita de hipoglicemia deve-se usar um aparelho que mede a taxa de glicose no sangue (glicosímetro). Se o valor for igual ou abaixo de 60mg/dl faça uso de uma das medidas listadas abaixo:

- tome meio copo de suco de frutas ou de um refrigerante não-dietético
- tome um copo de leite
- coma 5 ou 6 balas

Se a pessoa estiver desmaiada coloque açúcar ou mel (uma colher das de sopa cheia) entre a bochecha e os dentes. Não dê líquidos, não a force a abrir a boca e massageie a bochecha (provocando aumento de saliva, que derreterá o açúcar e fará com que ele seja engolido mais rapidamente).

Quando a pessoa estiver acordando, dê suco de fruta, refrigerante não-dietético ou leite com pão ou bolachas, ou aplique uma ampola de glucagon (Glucagen) — metade da ampola, se for criança —, via intramuscular, endovenosa ou sub-cutânea (como se fosse insulina). Quando a pessoa acordar, faça com que ela coma algo.
Em hipoglicemias noturnas deve-se prevenir outra pessoa, que durma no mesmo quarto ou perto, sobre como agir em uma crise forte.

Se tiver dúvida quanto a glicemia estar alta ou baixa, trate como se fosse hipoglicemia.

Uma outra opção, que nunca é errada, é encaminhar a pessoa a um hospital ou ao pronto-socorro mais perto.
Fonte: http://www.diabetescenter.com.br/noticia/Noticia.asp?ID=114

Nenhum comentário:

Postar um comentário