LOCAIS PARA APLICAR INSULINA

LOCAIS PARA APLICAR INSULINA
LOCAIS PARA APLICAR INSULINA

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Nutrição & Diabetes: Consumo de Frutas x Diabete

As frutas são fontes de carboidratos simples (frutose), energia, água, fibras, sais minerais, vitaminas e até gordura (nutrientes essenciais para a manutenção da saúde).
As pessoas com diabetes devem consumi-las de acordo com as necessidades individuais.
A recomendação é semelhante à população em geral, ou seja, variar os tipos e evitar o consumo excessivo. As frutas de alto índice glicêmico devem ser consumidas como sobremesa, ou seja, nunca como componente único da refeição. Dentre elas: melancia, abacaxi, uva, banana, manga, laranja.
O número exato de porções que cada indivíduo deve consumir depende de uma série de fatores como idade, atividade física, necessidades nutricionais, controle glicêmico, etc.
A média de consumo varia de 3 a 5 porções/dia, sendo considerado uma porção: 1 banana pequena, 1 maça média, 1 pêra média, 1 fatia de mamão, 1 fatia de melão, 10 gomos de uva, 10 unidades de morango.
Vale lembrar que a resposta glicêmica é diferente quando se consome um suco natural, pois em pequeno volume de suco tem-se uma concentração maior de frutas, podendo até ultrapassar o recomendado para um dia.
É importante lembrar que toda alimentação deve ser individualizada respeitando o estágio de vida, estado nutricional, doenças associadas e tratamento medicamentoso.
Dicas:
1 - prefira frutas da estação, pois são de melhor qualidade e preço;
2 - sempre que possível, consuma as frutas com casca, pois desta maneira o teor de fibras é maior e a resposta glicêmica é melhor, ou seja, a elevação da glicose sanguínea é mais lenta.
3 - higienize as frutas que serão consumidas com casca;
4 - varie os tipos de frutas.
5 - não se apegue as crendices. Não existe fruta proibida e sim quantidade definida.
6 - prefira frutas inteiras (1 porção) ao invés de suco, pois pequenos volumes de suco concentram várias porções de frutas;
7 - consuma ao menos uma fruta cítrica ao dia para o aporte de vitamina C;
Consulte “sempre” um nutricionista

Fonte: PortalDiabetes
Débora Pracanica
Nutricionista Especialista em Nutrição Clinica, Orientadora em Diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário