LOCAIS PARA APLICAR INSULINA

LOCAIS PARA APLICAR INSULINA
LOCAIS PARA APLICAR INSULINA

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Grãos integrais: a tendência é incluí-los em todas as refeições do dia

Que alimentação e qualidade de vida andam juntas, ninguém dúvida. Mas há pontos que podem fazer muita diferença na hora de se escolher um alimento. Um deles é a ingestão de grãos integrais. Por não passar por nenhum tipo de refinamento, eles preservam nutrientes importantes como fibras, vitaminas e minerais.
O consumo dos grãos integrais é uma maneira simples de aumentar a ingestão de vitaminas e minerais que desempenham importantes funções no organismo, como vitaminas do complexo B, vitamina E, zinco, magnésio, cromo e selênio.
O grão integral é composto por três camadas: o farelo (casca) – normalmente perdido no processo de refinação; o endosperma, que corresponde a 80% do grão integral e está presente na maioria dos pães (fonte de carboidratos, proteína e vitaminas do complexo B); e o gérmen, camada interna altamente nutritiva, rica em minerais, vitaminas do complexo B, ácidos graxos e antioxidantes. Com a retirada da casca e do gérmen, perde-se cerca de 25% da proteína do grão junto com importantes nutrientes.
Pesquisas científicas mostram que o consumo desse tipo de grão, como parte de uma dieta balanceada, além de contribuir com um peso adequado e bom funcionamento do intestino, pode ajudar a reduzir os riscos de doenças como diabetes tipo 2, por exemplo.
O consumo diário de cereais integrais além de previnir o câncer e o diabetes, faz com que as células de gordura localizadas no abdômen murchem reduzindo a circunferência da barriga. E a questão vai além da estética. A gordura abdominal deve ser eliminada porque aumenta o risco para desenvolver doenças cardiovasculares.
Aveia, milho, trigo, arroz, centeio e cevada esse é um grupo de cascas-grossas. Por serem duros na quebra, seus invólucros protegem nutrientes e outras substâncias cada vez mais valorizadas pelos estudiosos da dieta como ferramenta de prevenção. Por isso, a tendência é incluí-los em todas as refeições do dia.
Mas cuidado. É fundamental que esses cereais integrais sejam ingeridos acompanhados de bons goles de água ou de outras bebidas. Sem líquidos, as fibras dificultam o trânsito intestinal.

Fonte: Susana Lago - PortalDiabetes

Nenhum comentário:

Postar um comentário