LOCAIS PARA APLICAR INSULINA

LOCAIS PARA APLICAR INSULINA
LOCAIS PARA APLICAR INSULINA

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Dia Mundial do Diabetes - Exceto em Caruaru!

Caruaru, é centro comercial, maior cidade do interior pernambucano, tem vice governador (secretário de saúde) caruaruense, deputado federal caruaruense, vários deputados estaduais caruaruenses, mas pra esses políticos e esse governo municipal diabéticos e demais usuários do sistema de saúde pública não existem. Como pode uma cidade como a nossa, com 300 mil habitantes deixar passar uma data como essa, nesse último domingo (14/11) foi o Dia Mundial do Diabetes, e ações pelo mundo todo aconteceram, principalmente ações educativas e preventivas, menos em Caruaru, talvez esse município não faça parte do mundo mesmo. Calculamos que em Caruaru haja mais de 15.000 portadores de diabetes, muitos nem sabem disso, e lógico uma campanha de prevenção simples evitaria que muitos só fossem atendidos pelo sistema de saúde quando estão muito debilitados e necessitando muitas vezes de internação. As dificuldades no tratamento são enormes, muitas vezes faltando medicamento básico pro tratamento, como acontece corriqueiramente na farmácia da secretaria de saúde. Além disso, a dificuldade em marcar uma consulta médica é outro desastre, existe um 0800-81 2586, pra marcar consulta, mas “nossos atendentes estão todos ocupados” é a frase que você ouve sempre, independente do horário.
Tentei por quase 2 meses marcar uma reunião com a secretária de saúde do município, com o intuito de criarmos alguma campanha preventiva do diabetes, a ser realizada na semana do Dia Mundial do Diabetes, mas até hoje aguardo por essa reunião, segundo informações do gabinete da secretaria de saúde, a seretária não disponibilizou sua agenda pra isso, o que seria muito bom se a secretária estivesse, nesse período que não tem brexa na agenda pra uma reunião, trabalhando pela saúde, o que não acredito. Mas acredito que nos últimos meses ela encontrou uma brexinha pra fazer campanha política...

Queridos amigos, teria muito mais a falar, mas tenho que trabalhar, juntar um dinheirinho pra me consultar com algum médico particular, no momento tô precisando me consultar com Endocrinologista (mas é necessário marcar uma consulta –IMPOSSÍVEL - com um Clínico pra pegar um “encaminhamento”) e Cardiologista, além de tratamento Odontológico (esse sei que nunca vou conseguir, pois fui informado pela secretaria que só pode ser marcado pelo 0800TODOSOCUPADOS).



  • Atividades Pelo Dia Mundial do Diabetes em Recife

    No dia 19 de novembro, haverá campanha no Centro Municipal de Hipertensão, Oftalmologia e Diabetes Senador José Ermírio de Moraes (Av. 17 de Agosto, 388 - Casa Forte), em Recife (PE).O evento tem a coordenação do Dr. Sílvio Paffer. Confira a programação.

    • 7h - Atividades com o grupo do Projeto Bom Dia - Academia da Cidade - Caminhada, Alongamento e Café da Manhã Saudável
    • 8h - Palestra "Diabetes X Coração: Da Educação Para a Prevenção" - Palestrante: Dr. Sílvio Paffer
    Atividades em Petrolina

  • No dia 18 de novembro, a ESF Ponta da Serra, localizada na zona rural do município de Petrolina (PE) promove um evento sobre o Dia Mundial do Diabetes para toda a comunidade. Haverá serviços como cálculo de IMC, testes de glicemia capilar, testes de colesterol, orientações com profissionais de nutrição, cardiologista, educador físico.

    Campanha em Vitória de Santo Antão
    De 8 a 12 de novembro, a  Companhia Alcoolquímica Nacional irá desenvolver várias atividades pelo Dia Mundial do Diabetes, como teste de glicemia, palestras e orientação alimentar, ginástica laboral, orientação psicológica, assistência social, terapia ocupacional, aferição de pressão arterial e IMC.
    As atividades serão coordenadas pelo departamento de Recursos Humanos e supervisionada pelo setor de Medicina do Trabalho da companhia. O evento acontece na sede da empresa  (PE 45, km 14, Engenho Cachoeirinha, S/N, Zona Rural, Vitória de Santo Antão - PE).


  • APDJ Promove Atividades em Recife



  • No dia 21 de novembro, das 8 às 12h, a Associação Pernambucana do Diabético Jovem - APDJ promoverá atividades pelo Dia Mundial do Diabetes, no Campo de Saúde e Cidadania, no Quartel do Comando da Polícia Militar no Derby, em Recife (PE). Veja a programação:
    • 2º Passeio Ciclístico (Saída do Yázigi Casa Forte)
    • Aferição da taxa de glicose
    • Aferição de pressão
    • Cuidado com os pés
    • Saúde bucal
    • IMC e avaliação nutricional
    • Mova-se (exercícios, danças, jogos e brincadeiras)
    • Partida de futsal entre a Faculdades Maurício de Nassau e Boa Viagem
    • Círculos azuis humanos
    Coordenação : APDJ / Edna Pimentel / Dra. Elcy Falcão
    Parceiros: Yázigi / Polícia Militar de Pernambuco / IBRAD / Secretaria do Governo do Estado de Pernambuco / Secretaria de Saúde do Recife / SESC / Laboratórios Roche, Abbott, Bayer, Sanofi Aventis, BD, Lilly / Faculdade Maurício de Nassau / Faculdade Boa Viagem

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário