LOCAIS PARA APLICAR INSULINA

LOCAIS PARA APLICAR INSULINA
LOCAIS PARA APLICAR INSULINA

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Ômega 3 pode ser caminho contra inflamações

Entrevista com a nutricionista Daniéla Oliveira Magro, da Unicamp

Já não bastasse toda sua fama de amigo da saúde, o ômega 3 tem grandes chances de conquistar ainda mais a simpatia dos portadores de diabetes. Isso porque os processos inflamatórios são sempre uma dor de cabeça por interferirem na glicemia e porque recentes pesquisas têm demonstrado que essa gordura, comumente encontrada em peixes, inibe as inflamações.
Atualmente, o combate aos focos infecciosos é feito com medicamentos. A novidade, agora, é que há chances de ser feito também com o uso de suplementos alimentares à base de ômega 3.
A nutricionista Daniéla Oliveira Magro, do Departamento de Clínica Médica da Disciplina de Moléstias Infecciosas da Unicamp, conta que o ômega 3 já é bastante indicado na redução do risco de câncer de próstata, mama e colorretal. "O ômega 3, entre outras coisas, inibe a formação de eicosanóides pró-inflamatórios, originando mediadores lipídicos com potente ação anti-inflamatória", explica a especialista.
O suplemento é empregado também para quem tem triglicérides em níveis altos e diminui sintomas em doenças crônicas inflamatórias. Além disso, no diabetes, o uso de ômega 3 pode melhorar a sensibilidade periférica à insulina. Mas Daniéla adverte que a dosagem deve ser estabelecida por médico ou nutricionista
Os estudos científicos ainda não estabeleceram as dosagens adequadas de ômega 3 no combate a processos inflamatórios. As pesquisas continuam promissoras e, recentemente, uma equipe da San Diego School of Medicine, nos Estados Unidos, comprovou sua ação na inibição da resposta inflamatória, alimentando a expectativa de que a substância em breve possa ser utilizada com esse objetivo por obesos e diabéticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário