LOCAIS PARA APLICAR INSULINA

LOCAIS PARA APLICAR INSULINA
LOCAIS PARA APLICAR INSULINA

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Controle da halitose está em suas mãos

Entrevista com a endocrinologista Geísa Campos de Macedo, da Universidade de Pernambuco.

Já aconteceu de você alguma vez sentir que está com problemas de mau hálito? A halitose - que se caracteriza pelo hálito com cheiro de maçã estragada - pode ocorrer principalmente em quem tem diabetes tipo 1, quando a pessoa está com a glicemia descompensada, explica a endocrinologista Geísa Campos de Macedo, da Universidade Estadual de Pernambuco.
Ela acrescenta, entretanto, que o problema vem se tornando cada vez menos frequente porque a conscientização de que o auto-cuidado é importante está mais disseminada do que há alguns anos.
A halitose no diabético acontece por causa da cetoacidose, que ocorre quando a quantidade de insulina é insuficiente para suprir as necessidades do organismo. Isso pode acontecer quando um portador de diabetes do tipo 1 não aplica insulina suficiente ou quando ele está em uma situação em que os hormônios do estresse estão elevados. Se não existe insulina suficiente para permitir que as células utilizem a glicose presente no sangue, elas vão utilizar as gorduras como fonte de energia.
Geísa alerta que quando há problemas frequentes de hálito o mais provável é que a pessoa esteja com algum comprometimento na boca. Quem tem diabetes está mais sujeito a gengivite e periodontite - caracterizadas por inflamação nas gengivas e por complicações ósseas em torno dos dentes -, que também provocam modificações no hálito.
Segundo a cirurgiã dentista Ana Miriam Gebara, do Centro de Atendimento a Pacientes Especiais (Cape) da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, prevenir doenças da gengiva requer correta escovação e uso de fio dental. Ela alerta que as doenças periodontais podem contribuir para o agravamento do controle glicêmico e aumentam o risco de infecção em outras partes do organismo e de ocorrência de doenças cardiovasculares. Tanto Ana Miriam quanto Geísa recomendam ainda que pessoas com diabetes façam visitas trimestrais ao dentista para o acompanhamento e prevenção desses problemas.

Fonte: Diabetesnoscuidamos

Nenhum comentário:

Postar um comentário