LOCAIS PARA APLICAR INSULINA

LOCAIS PARA APLICAR INSULINA
LOCAIS PARA APLICAR INSULINA

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Nutrição: Dicas saudáveis

Muita gente passa o ano sonhando com prato de Natal. Por isso, dia de ceia, normalmente, é dia de excessos. Mas, como as festas no país acontecem no verão, é importante não se descuidar da saúde. Segundo a nutricionista Maria Angela Marcondes, o ideal é que as pessoas apostem em uma alimentação leve e refrescante para encarar o calor.

Para uma ceia alegre e charmosa, a nutricionista aposta nas frutas da época, tanto para compor alguns pratos, quanto para enfeitar a mesa. “Cereja, lichia, melancia, abacaxi, acerola, pêssego, goiaba, manga, caju e tantas outras. Cada uma com sua particularidade na cor, sabor, aroma e benefícios para a saúde”, afirma.

O peixe também deixa a ceia mais requintada e saborosa, e são tantas as opções de peixes, que dá para agradar a todos os paladares. “Já para quem optar por carne suína, aconselho um acompanhamento mais leve, como uma salada de quinua com amêndoas e damascos, ou um arroz integral com nozes. Para sobremesa: frutas frescas e sorvete com baixa gordura trans, como a base de iogurte e Goma Gar”, acrescenta a nutricionista.

Neste ano, a ceia de Natal pode ficar até 12,15% mais cara em todo o Brasil. Os principais vilões do encarecimento são o lombinho suíno, com alta de 14,99%, seguido do frango inteiro, variando 10,21% e o pernil suíno, subindo 9,71%. Por outro lado, o bacalhau apresentou queda de 4,15% no preço. Neste cenário, a saúde dos consumidores pode ser beneficiada. “Alguns peixes são fonte de Ômega 3, como o bacalhau e o salmão, e auxiliam na saúde do coração, sistema nervoso e colaboram para evitar o acúmulo da gordura na região abdominal. Assado, ensopado, ou até mesmo na churrasqueira, são ótimas opções de preparo”, diz Maria Angela.

Outra boa notícia neste Natal é que os fabricantes de panetone devem reduzir a quantidade de gordura trans em 2%. O limite foi baseado em recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) e firmado em acordo entre a Abia (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação) e Ministério da Saúde.

A nutricionista explica que a gordura trans está presente na maioria dos alimentos industrializados, como biscoitos, sorvetes, chocolate e congelados. “A gordura hidrogenada ou trans endurece as artérias, aumentando o risco de infartos e derrames. Também há estudos relacionando o consumo dessa gordura com a Síndrome Metabólica – aumento da gordura abdominal, dislipidemias, esteatose hepática (gordura no fígado), resistência a insulina e diabetes tipo 2. Por isso, a redução desta gordura no panetone é realmente um boa notícia”, finaliza Maria Angela.

Fonte: Ana Ligia Noale

Nenhum comentário:

Postar um comentário