LOCAIS PARA APLICAR INSULINA

LOCAIS PARA APLICAR INSULINA
LOCAIS PARA APLICAR INSULINA

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Vacina sueca contra diabetes

70 crianças testaram a vacina que pode mudar a vida daqueles que foram diagnosticados com diabetes mellitus tipo-1 Imagem: Stock Xchng

A vacina chama-se Diamyd e contém GAD (link em inglês), uma enzima que é produzida naturalmente pelo corpo humano. Esta substância é capaz de assegurar que as defesas do organismo não ataquem as células produtoras de insulina, o que ocasiona a diabete tipo-1. Quando as crianças ficam doentes, 80 % das células produtoras de insulina já foram destruídas. Com a vacina, espera-se salvar as células que ainda resistem.

"Através da injecção de uma baixa dose de GAD espera-se poder aumentar a tolerância à substância e com isso evitar que mais células produtoras de insulina sejam atacadas e morram", explica Johnny Ludvigsson, médico-chefe na clínica infantil do hospital universitário de Linköping.

Ludvigsson afirma que a doença torna-se mais fácil de ser tratada se o corpo do paciente ainda produz insulina. "Dessa forma, há menos picos de alteração de glicose no sangue e poucas complicações a longo prazo", complementa.

O estudo sueco comportou 70 crianças com diagnosticadas com diabetes tipo 1 e mostrou-se eficaz. Os pacientes tomaram duas injeções com um mês de intervalo entre elas. Metade dos participantes recebeu a vacina e a outra metade placebo. "Se a vacina funciona, teremos, pela primeira vez, conseguido tratar uma doença auto-imune com auto-antígeno", comenta Johnny Ludvigsson.

"Foi constatado que as crianças que tomaram a vacina conservaram muito mais sua própria produção de insulina. No entanto, a perda de celulas produtoras de insulina foi duas vezes maior nos pacientes que receberam o placebo. O maior efeito da vacina foi visto nas crianças diagnosticadas com diabetes a menos de três meses", diz Ludvigsson.

Agora, pesquisadores se voltam para a busca da cura da diabetes tipo-1. Um estudo piloto na região da Scania (Skåne) com 50 crianças entre quatro e nove anos pretende verificar se a vacina consegue evitar que a doença apareça. "Nossa esperança é evitar o aparecimento da diabete tipo-1", declara Helena Elding Larsson, responsável pelo estudo e médica-chefe de medicina infantil no hospital universitário de Malmö.

Fonte: http://oglobo.globo.com/blogs/suecia/posts/2010/01/19/vacina-sueca-contra-diabetes-258921.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário