LOCAIS PARA APLICAR INSULINA

LOCAIS PARA APLICAR INSULINA
LOCAIS PARA APLICAR INSULINA

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Sexualidade Masculina & Diabetes

Diabetes pode causar ejaculação precoce?
Sim e o problema pode ser causado por neuropatia diabética, explica o urologista Paulo Rodrigues, do Hospital 9 de julho. Essa é uma disfunção ainda mais freqüente que a impotência, mas, se for tratada precocemente, pode ser revertida.
Paulo Rodrigues - "À semelhança da frigidez feminina, as disfunções sensoriais masculinas conhecidas como ejaculação prematura ou rápida, constituem-se nas disfunções sexuais mais frequentes, apesar da crença de que o problema mais comum seria a impotência sexual.
Essa disfunção é raiz de enorme apreensão e fonte de muita ansiedade para o homem sexualmente ativo, pois ele sabe que a sexualidade feminina apresenta uma velocidade de excitação muito mais lenta. Por isso, a ejaculação prematura masculina põe fim à expectativa da companheira e inibe a repetição do ato sexual entre os parceiros, dificultando uma vida sexual plena.
A insegurança e diminuição da auto-estima que resultam dessa situação podem ser a razão de os homens não relatarem aos médicos tais problemas. Estima-se que somente 12% procuram tratamento. O panorama fica mais assustador quando se constata que até cerca de 16% dos que apresentam ejaculação precoce o fazem antes de ter havido a penetração vaginal, diminuindo inclusive a chance de gravidez, quando ela é desejada.
No entanto, o problema tem solução, mas é indispensável que os pacientes procurem reverter esse quadro o mais rápido possível, sob pena de consolidar a disfunção de maneira irreversível.
Como qualquer sistema elétrico, as vias neuronais apresentam "caminhos" que se excitam diante de uma determinada atividade. Os nervos envolvidos nesse caminho consolidam-se e passam a ser avenidas "preferidas" de condução dos impulsos nervosos. Na ejaculação, as vias adrenérgicas (que liberam adrenalina) e serotoninérgicas (que liberam a serotonina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar) conduzem os impulsos nervosos responsáveis pela ejaculação. Essas vias deveriam ficar excitadas somente após a ereção e a penetração ocorrerem, mas, em alguns casos, vias alternativas excitáveis tornam-se mais propícias e conduzem inadvertidamente os impulsos nervosos que resultam em ejaculação prematura.
Em pacientes diabéticos tipo 1 ou insulino-independentes, a possibilidade de queixas de ejaculação prematura ocorre mais precocemente em virtude da micro-neuropatia frequentemente associada.
O tratamento, sempre possível, baseia-se no uso de medicamentos que podem, entretanto, ter efeitos colaterais, como boca seca e obstipação (prisão de ventre), que precisam ser monitorizados. Eles não provocam alterações na glicemia. Além disso, também a dose precisa ser ajustada para cada necessidade individual."

Leia mais sobre Disfunção Erétil: Portal Diabetes

Nenhum comentário:

Postar um comentário