LOCAIS PARA APLICAR INSULINA

LOCAIS PARA APLICAR INSULINA
LOCAIS PARA APLICAR INSULINA

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Complicações do Diabetes: Gastroparesia; O que é e como cuidá-la?

A gastroparesia ou atraso do esvaziamento gástrico é um transtorno no qual o estômago demora demasiado tempo para esvaziar seu conteúdo.
Aparece com freqüência nas pessoas com diabetes tipo 1 ou tipo 2.
A gastroparesia se desenvolve quando se lesam os nervos do estômago.
O nervo vago controla o movimento da comida ao longo de todo o trato digestivo. Se esse fica lesado devido a neuropatia autonomica, o nervo vago, os músculos do estômago e do intestino não trabalham normalmente e o transporte da comida se retarda ou se detém completamente.

O diabetes pode lesar o nervo vago se os níveis de glicose no sangue (açúcar no sangue) permanecem elevados durante um longo período de tempo. Os níveis elevados de glicosa no sangue causam mudanças químicas nos nervos e lesam os vasos sanguíneos que transportam o oxigênio e os nutrientes aos nervos.
 
 
Sintomas
 
Os sinais e sintomas da gastroparesia são os seguintes :
 
Acidez
Náuseas
Vómitos de comida não digerida
Sensação de plenitude gástrica pouco depois de começar a comer
Inchaço abdominal
Níveis de glicose no sangue alterados
Falta de apetite
Refluxo gastroesofágico
Espasmos na parede do estômago

Estes sintomas podem ser leves ou graves, dependendo de cada pessoa.
 
Complicações da gastroparesia
 
Se a comida permanece longo tempo no estômago pode produzir um grande crescimento das bactérias da flora intestinal por causa da fermentação dos alimentos. 

Assim mesmo, os alimentos podem endurecer-se para formar massas sólidas, que podem causar náuseas, vómitos e obstrução gástrica. Isto é perigosos porque pode chegar a bloquear a passagem dos alimentos para o intestino delgado.
A gastroparesia também pode atrapalhar o tratamento do diabetes ao aumentar a dificuldade para controlar a glicose no sangue. Quando os alimentos chegam ao intestino delgado e são absorvidos, os níveis de glicose no sangue aumentam.
Já que a gastroparesia torna imprevisível o esvaziamento gástrico, os níveis de glicose no sangue da pessoa ficam alterados e difíceis de controlar
 
Tratamento
 
O principal objetivo do tratamento da gastroparesia relacionada com o diabetes é a manutenção do controle dos níveis de glicose no sangue.
 
No tratamento se incluem:
mudanças na freqüência e dose de administração da insulina, medicamentos por via oral, modificações em relação a quando e como comer e, nos casos mais graves, a alimentação através de sonda nasogástrica ou por via intravenosa (nutrição parenteral).
 
É importante assinalar que na maioria de casos não existe cura para a gastroparesia, que geralmente é uma doença crônica.
O tratamento ajuda a controlar a doença no sentido do paciente se encontrar o cômodo possível.
 
FONTE: National Institute of Diabete and Digestive and Kidney Diseases (NIDDK) 
 
Fonte (tradução): Portal Diabetes

Um comentário:

  1. Nossa,nunca imaginei que a diabetes poderia gerar este tipo de problema.Nosso organismo é realmente muito frágil,pois olha só o que uma substância em excesso,como o açúcar por exemplo,pode fazer em nosso corpo.Diabetes é uma doença crônica e o tratamento precisa ser rigoroso,do contrário a pessoa pode sofrer várias complicações.Acredito que o acompanhamento deve ser feito até com nutricionista.Eu quero compartilhar aqui um link para ajudar na hora de encontrar profissionais da área da saúde.

    http://bit.ly/bdk4I7

    ResponderExcluir