LOCAIS PARA APLICAR INSULINA

LOCAIS PARA APLICAR INSULINA
LOCAIS PARA APLICAR INSULINA

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O diabético está mais sujeito a câimbras?

Sim, afirma a endocrinologista Maria Elizabeth Rossi da Silva, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Todo mundo já passou pela experiência desconfortável de uma câimbra, que se caracteriza por um tremor nos músculos e dificulta os movimentos. No diabético, ela pode aparecer por diversos fatores, entre os quais a desidratação provocada pela hiperglicemia.

Maria Elisabeth Rossi da Silva – “O paciente com diabetes pode ter maior ocorrência de câimbras porque elas são mais freqüentes em situações de desidratação causada pela hiperglicemia ou por alterações de eletrólitos, como redução do potássio e sódio, que podem surgir em usuários de medicamentos diuréticos ou em pacientes em hemodiálise. Outras causas são a elevação dos níveis de uréia (na insuficiência renal), redução dos níveis de cálcio (também na insuficiência renal, principalmente quando há vômitos freqüentes), neuropatia periférica e insuficiência vascular arterial de membros inferiores.

A câimbra é um movimento involuntário e se caracteriza pela contração intensa de um ou mais músculos, acompanhada de dor. Quando muito intensa, pode causar lesão no músculo, e aumentar os níveis sanguíneos da enzima creatino-quinase.

Não está bem definida a causa das câimbras. A maior parte é de causa desconhecida (idiopática) e não provoca conseqüências maiores, exceto pela dor. Geralmente ocorrem à noite, mais freqüentemente em idosos e crianças. Quando acontecem em atletas, podem interferir com o treinamento e o bom desempenho do esportista. Costumam ser mais freqüentes naqueles não climatizados, quando submetidos a calor forte e úmido. Nesses casos ocorre perda de eletrólitos (sódio, potássio, cloro) e água e podem ser acompanhadas de náuseas e vômitos após algumas horas do exercício.

Geralmente a câimbra não requer tratamento. Se for muito intensa, pode-se lançar mão de alguns medicamentos. As grávidas, com ou sem diabetes, têm maior freqüência de câimbras que costumam melhorar com administração de cálcio.

Alguns alimentos, como a banana, podem auxiliar no combate à câimbra. A fruta é rica em potássio, assim como a laranja e o tomate. Podem ser úteis nos casos de câimbras causadas por diminuição dos níveis de potássio decorrente do uso de diuréticos.”
Fonte: Diabetes nós cuidamos

9 comentários:

  1. Meu nome é Vera, sou diabética e sinto muitas câimbras nas pernas e nos pés, principalmente no dedão, ele fica totalmente virado e sinto muitas dores, é mais frequente à noite quando estou dormindo, alguém pode me responder por que? Grata

    ResponderExcluir
  2. porque eu não sei porque minha mulher também tem caimbras e é diabética, mas diminuiu bastante a frequencia e as dores quanto começou a tomar um comprimido ao dia de ginco biloba 120 mg. Dizem que associado a vitamina E fica melhor ainda. Espero que ajude.

    ResponderExcluir
  3. O diabetes desconpensado pode ser o motivo das caimbras, vc tem feito acompanhamento de sua glicemia com testes de HGT e exames clínicos, como glicemias em jejum e pós-prandial, além do exame de hemoglobina glicosilada?Os testes diários com gicosimetro são essenciais para vc saber a quantas andam a gliceia.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelas informações! Tenho um familiar que ontem à noite passou muito mal devido as câimbras e, é diabética.

    ResponderExcluir
  5. Sinto dor na perna des da nádega ate o pe e DOI tambemabaicho da cintura

    ResponderExcluir
  6. Sou diabético e tenho câimbras horríveis, porém no meu caso, descobri que usando água quente do chuveiro somente na área afetada dilata os vasos sanguíneos e ajuda a circulação com consequente diminuição do incômodo no máximo em 2 minutos.apos isto enfaixo a Área ou cubro com toalha para evitar a perda rápida de calor e evito resfriamento no local.Nao se tem está do científico sobre isto, portanto posso afirmar que em mim funciona, não sei se o mesmo pode ocorrer com outras pessoas.Boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Sou diabético e tenho câimbras horríveis, porém no meu caso, descobri que usando água quente do chuveiro somente na área afetada dilata os vasos sanguíneos e ajuda a circulação com consequente diminuição do incômodo no máximo em 2 minutos.apos isto enfaixo a Área ou cubro com toalha para evitar a perda rápida de calor e evito resfriamento no local.Nao se tem está do científico sobre isto, portanto posso afirmar que em mim funciona, não sei se o mesmo pode ocorrer com outras pessoas.Boa sorte!

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber, por que? Tenho câimbras, terríveis na região abdominal, e costas, após ser medicada com insulina humana e soro? Não tenho conseguindo controlar meu diabetes, passa de 560, nenhum medicamento, tem efeito, aliás o efeito é contrário, aumentam os níveis de açúcar, ao invés de baixar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RosAna faz alimentação crudivora por um mês.

      Excluir