LOCAIS PARA APLICAR INSULINA

LOCAIS PARA APLICAR INSULINA
LOCAIS PARA APLICAR INSULINA

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Por que a gente gosta tanto de doces? Só pode um pouquinho ... Diabéticos podem comer doce ?

Sabe aquela história de que quem tem diabetes nunca deve comer doce? Não é verdade. O que não pode é ingerir muito; só um pouquinho é permitido. Na realidade, ninguém - com ou sem a doença - pode exagerar e todos devem evitar o açúcar branco.
Há dois tipos de diabetes. O tipo 1 atinge crianças, em geral. Nesse caso, o pâncreas não produz uma substância chamada insulina, necessária para controlar a quantidade de glicose no corpo. O tipo 2 aparece em adultos, principalmente nos que têm casos do problema na família e em obesos. Nele, o órgão não funciona direito.
O excesso de glicose faz muito mal, prejudicando o sistema circulatório. No entanto, hoje há recursos para que os diabéticos tenham uma vida cada vez mais saudável. Basta seguir o tratamento direitinho.
Lucas Velasco Horta, 6 anos, de Santo André, descobriu que tinha diabetes aos 2. A partir daí, toma injeção de insulina (artificial, que ajuda o corpo a digerir o açúcar) pelo menos duas vezes por dia. Também tem de medir diariamente a glicemia (quantidade de glicose no sangue) várias vezes.
Não foi fácil se adaptar à rotina, mas Lucas se acostumou. "Levo na boa. Posso comer tudo diet (alimentos fabricados para diabéticos), até sorvete." Para ajudar a controlar a glicemia - que não pode ficar muito alta nem baixa demais -, ele ingere bastante frutas e não passa muito tempo sem comer. Além de doces, os diabéticos não podem abusar dos alimentos com muito carboidrato, como pães, arroz e biscoitos. É que, ao ser digerido, o carboidrato também se transforma em glicose.
Consultoria do médico Marcio Krakauer, presidente da Associação dos Diabéticos do ABC

Fonte: Diário do Grande ABC

Nenhum comentário:

Postar um comentário