LOCAIS PARA APLICAR INSULINA

LOCAIS PARA APLICAR INSULINA
LOCAIS PARA APLICAR INSULINA

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Qual a melhor forma de se manter hidratado no verão?

Beber água ainda é a melhor forma de manter o corpo hidratado no verão. Eventualmente, pode-se fazer uso de sucos, chás ou refrigerantes, mas aí alguns cuidados são necessários. A água, além de não fazer mal nenhum a qualquer pessoa, tampouco interfere na glicemia e, por isso, o segredo da boa saúde é fazer uso desse líquido de forma abundante, como explica a endocrinologista Luiza Amélia da Costa Thedim, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Maria Luiza Thedim – “A água deve ser o líquido de preferência para se manter o corpo hidratado. No verão, quando a temperatura elevada faz aumentar a perda de líquido no organismo, ela é ainda mais necessária. A água não traz nenhum malefício e é adequada para evitar o risco de desidratação, tão comum no verão, tanto em crianças como em adultos.
Não há quantidades fixas ou predeterminadas para o que se deve ingerir de líquido; em geral bebe-se em média dois litros por dia. O aconselhável é beber água sempre que se tem sede, já que esse é o sinal que o corpo emite para mostrar que precisa de hidratação.

O uso de outros líquidos deve ser visto com moderação. Sucos de frutas, por exemplo, naturais ou não, devem ter seu consumo controlado pela contagem de carboidratos, uma vez que a fruta, seja in natura ou na forma de suco, interfere na glicemia.

Os chás podem ser consumidos porque, se usados com adoçante artificial, não comprometem o controle glicêmico. Mas chás como o preto ou o mate são excitantes e seu consumo em excesso pode causar problemas para quem tem úlcera ou gastrite.

O refrigerante dietético também não causa alteração na glicemia, mas mesmo assim não se deve abusar desse tipo de líquido, que em excesso pode causar conseqüências danosas ao organismo ou, no mínimo, interferir no restante da alimentação pela sensação de saciedade que a grande quantidade pode provocar.

Para quem pratica atividades físicas, o conselho é aumentar sua hidratação. Além das quantidades que normalmente bebe, a pessoa deve levar consigo em sua atividade uma garrafinha de água para matar a sede. O uso de istotônicos deve ser evitado, porque eles contêm glicose e teriam de entrar no cálculo dos carboidratos consumidos pela pessoa.

É sempre bom lembrar também que além da hidratação pela água, deve-se cuidar da hidratação da pele, mesmo que a exposição ao sol seja pequena. Ao passar o hidratante, o cuidado é não usá-lo na região entre os dedos dos pés, para evitar o risco de acúmulo e umidade.

De resto, aproveitar bem o verão requer roupas leves, calçados confortáveis e proteção contra o sol, com o uso de óculos apropriados e chapéu ou boné.”

Fonte: Diabetes nós cuidamos

Um comentário:

  1. Com relação aos isotônicos, os mesmos são os mais indicados para quem pratica atividade física. Isso porque contém sais minerais para repor as perdas pelo suor e os carboidratos contidos no isotônico tem uma finalidade: dar energia aos músculos em movimento. Com isso, a pessoa tem mais disposição para praticar atividade física. Com relação às calorias, 200 mL de Gatorade, por exemplo, tem menos calorias que um copo de suco de laranja. Portanto, o consumo de isotônicos não caracteriza excesso ao organismo desde que inserido em uma alimentação saudável.

    ResponderExcluir